domingo, 26 de agosto de 2007

Complemento ao RECNEI - Escrita e leitura

O trabalho da professora para os alunos aprenderem a ler, aperfeiçoando a escrita.
Também gostei muito.

Complemento ao RECNEI - Escrita

Mais um vídeo que auxiliou-me a entender o que está acontecendo com as crianças, neste caso de 6 anos, em fase de início de alfabetização.

Complemento ao RECNEI - Movimento

Outro vídeo que me ajudou muito a ilustrar e entender o eixo, já que, ainda não tenho contato com crianças!! E não posso por em prática o que estudo.
É muito lindo!!!

Complemento ao RECNEI - Artes Visuais

Com esse vídeo entendi muito melhor a aplicação das Artes Visuais para os pequeninos de 0 a 3 anos! Que gostoso esse vídeo!!!

http://revistaescola.abril.uol.com.br/multimidia/pag_video/gal_video_247941.shtml

COMPLEMENTO À ATIVIDADE DO RECNEI

Aqui anexo um podcast da revista Nova Escola, edição especial Educação Infantil com a professora Beatriz Ferraz falando justamente sobre o que devemos privilegiar na proposta curricular da educação infantil de 0 a 3-4 anos. E trata justamente sobre os eixos do RECNEI!

Minha aprendizagem com as TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS.

Em relação às tendências pedagógicas eu percebi quão diferentes podem ser as formas de trabalhar e desenvolver a criança, e penso que a tendência crítica é a melhor delas. Mas, em minha cabeça ficou ainda um certo nó, pois mesmo trabalhando a autonomia, a personaildade, o senso crítico da criança com o auxilio da ludicidade ela não irá se tornar um adulto mais cedo? Através das agendas cheias que carregam as crianças, das tecnologias que hoje atraem a atenção delas fazendo com que as atividades, as brincadeiras como pique-esconde, pé na lata, saquinhos, bolinha de gude, elástico, pular corda... e tantas outras fiquem esquecidas e perdidas.
Fico a imaginar muito o nosso futuro, pois acredito que a nossa sociedade só mudará quando todos tiverem acesso à educação de qualidade. Acredito, também, que é somente através dela que poderemos ser capazes de eleger os representantes com consciência e responsabilidade verdadeiras, e é claro quando todos nós estivermos livres do pensamento egoíta e abertos à solidariedade.