Com este conteúdo fiquei um pouco confusa, apesar de já conhecer os conteúdos a serem trabalhados através do estudo do RECNEI, tive muitas dúvidas a respeito da elaboração do plano de aula, segundo o que a autora Sonia Kramer propõe.
terça-feira, 30 de outubro de 2007
TEMA GERADOR: IDENTIDADE
"A linguagem é organizadora e reguladora da conduta. A linguagem, então, é conheciemnto social mas é também produção individual, e, como tal, está presente em todas as manifestações do conhecimento humano."
CONHECIMENTO SOCIAL
- Diferenciação entre "eu" e o "outro";
- Identificação pelo nome.
CONHECIMENTO NATURAL
- Aquisição da consciência dos limites do próprio corpo;
- Identificação de suas necessidades;
- exploração dos órgãos do sentido.
CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
- Noções referentes à pertinência, vizinhança, posição, inclusão, limites;
- Exploração e conhecimento do esquema corporal, da lateralidade e localização no espaço em relação a outros objetos.
CONHECIMENTO LINGÜÍSTICO
- Conhecimento das várias modalidades de linguagem;
- Dramatizações de histórias, situações vividas e situações criadas.
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E AS METODOLOGIAS DE TRABALHO
CONCEITO DE TEMAS GERADORES
Temas geradores são aqueles que originam-se dos aspectos sócio-culturais das crianças. São gerados por problemáticas sugeridas pelos professores, pelos próprios alunos, pelos pais, por situações do dia-a-dia... Têm como objetivo o desenvolvimento integral da criança, portanto, seu progresso está ligado a um trabalho conjunto, cooperativo, integral. Nele é levado em consideração os fatores culturais, individuais, o nível de desenvolvimento diversificado de cada criança.
TEMAS CÍCLICOS: procedem de ocasiões celebradas periodicamente ou eventualmente pela escola ou sociedade, mas que de uma forma ou de outra façam sentido para a criança, façam parte da realidade da mesma.
TEMAS CONTEXTUALIZADOS: originam-se das interações que as crianças fazem entre si, com os adultos, com a família, com a natureza; de situações que ela presencia; de acontecimentos especiais. A identificação desses temas ocorre através da atuação e observação sistemática com as crianças, com os pais ou entre os educadores.
DIRETRIZES ADOTADAS NO DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS GERADORES
- Considerar os interesses do grupo enquanto coletivo ao mesmo tempo que se atenta para os interesses emergenciais. Dentro de um tema, os interesses são variados entre as crianças. Sendo assim, a flexibilidade, a mobilidade a diversidade de atividades são essenciais para o bom desenvolvimento do planejamento.
- Levar a criança à compreensão dos diferentes valores morais sem repassar os preconceitos já existentes na sociedade. Isto é possível quando o tema é explanado sem utilizar "fôrmas" prontas, ou seja, sem a influência da visão que a sociedade tem.
- Ter uma visão respeitosa e amplificada dos temas, e estes devem ser contextualizados. Assim se obtém um currículo dinâmico e no qual as crianças compreendam as variações ocorrentes, e aqui toda amplitude que cada tema possui.
- Apresentar a realidade vivamente, como ela é e com criatividade e não ficar fantasiando-a ou "melhorando sua aparência" permite à criança construir sua criticidade.
- Sem desconsiderar as hipóteses das crianças é muito importante auxiliar e incentivá-las na descoberta e construção dos conhecimentos científicos. Para tanto é necessário que o professor conheça o desenvolvimento infantil e tenha conhecimento sobre o tema a ser trabalhado.
- Como os temas geradores só acontecem a partir das necessidades e interesses da turma com a duração do tempo dos mesmos não é diferente, e o professor precisa estar atento trazendo situações de atividades relativas ao tema, para construir e reconstruir os conhecimentos ampliando-os sempre e para perceber o momento em que começam a surgir novos temas geradores.
- Ao planejar o desenvolvimento, o profesor deve prever os conhecimentos a serem construídos e/ou ampliá-los de maneira integrada.
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