terça-feira, 30 de outubro de 2007

Com este conteúdo fiquei um pouco confusa, apesar de já conhecer os conteúdos a serem trabalhados através do estudo do RECNEI, tive muitas dúvidas a respeito da elaboração do plano de aula, segundo o que a autora Sonia Kramer propõe.

TEMA GERADOR: IDENTIDADE

"A linguagem é organizadora e reguladora da conduta. A linguagem, então, é conheciemnto social mas é também produção individual, e, como tal, está presente em todas as manifestações do conhecimento humano."

CONHECIMENTO SOCIAL
  • Diferenciação entre "eu" e o "outro";
  • Identificação pelo nome.

CONHECIMENTO NATURAL

  • Aquisição da consciência dos limites do próprio corpo;
  • Identificação de suas necessidades;
  • exploração dos órgãos do sentido.

CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO

  • Noções referentes à pertinência, vizinhança, posição, inclusão, limites;
  • Exploração e conhecimento do esquema corporal, da lateralidade e localização no espaço em relação a outros objetos.

CONHECIMENTO LINGÜÍSTICO

  • Conhecimento das várias modalidades de linguagem;
  • Dramatizações de histórias, situações vividas e situações criadas.

A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E AS METODOLOGIAS DE TRABALHO

CONCEITO DE TEMAS GERADORES
Temas geradores são aqueles que originam-se dos aspectos sócio-culturais das crianças. São gerados por problemáticas sugeridas pelos professores, pelos próprios alunos, pelos pais, por situações do dia-a-dia... Têm como objetivo o desenvolvimento integral da criança, portanto, seu progresso está ligado a um trabalho conjunto, cooperativo, integral. Nele é levado em consideração os fatores culturais, individuais, o nível de desenvolvimento diversificado de cada criança.
TEMAS CÍCLICOS: procedem de ocasiões celebradas periodicamente ou eventualmente pela escola ou sociedade, mas que de uma forma ou de outra façam sentido para a criança, façam parte da realidade da mesma.
TEMAS CONTEXTUALIZADOS: originam-se das interações que as crianças fazem entre si, com os adultos, com a família, com a natureza; de situações que ela presencia; de acontecimentos especiais. A identificação desses temas ocorre através da atuação e observação sistemática com as crianças, com os pais ou entre os educadores.
DIRETRIZES ADOTADAS NO DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS GERADORES
  1. Considerar os interesses do grupo enquanto coletivo ao mesmo tempo que se atenta para os interesses emergenciais. Dentro de um tema, os interesses são variados entre as crianças. Sendo assim, a flexibilidade, a mobilidade a diversidade de atividades são essenciais para o bom desenvolvimento do planejamento.
  2. Levar a criança à compreensão dos diferentes valores morais sem repassar os preconceitos já existentes na sociedade. Isto é possível quando o tema é explanado sem utilizar "fôrmas" prontas, ou seja, sem a influência da visão que a sociedade tem.
  3. Ter uma visão respeitosa e amplificada dos temas, e estes devem ser contextualizados. Assim se obtém um currículo dinâmico e no qual as crianças compreendam as variações ocorrentes, e aqui toda amplitude que cada tema possui.
  4. Apresentar a realidade vivamente, como ela é e com criatividade e não ficar fantasiando-a ou "melhorando sua aparência" permite à criança construir sua criticidade.
  5. Sem desconsiderar as hipóteses das crianças é muito importante auxiliar e incentivá-las na descoberta e construção dos conhecimentos científicos. Para tanto é necessário que o professor conheça o desenvolvimento infantil e tenha conhecimento sobre o tema a ser trabalhado.
  6. Como os temas geradores só acontecem a partir das necessidades e interesses da turma com a duração do tempo dos mesmos não é diferente, e o professor precisa estar atento trazendo situações de atividades relativas ao tema, para construir e reconstruir os conhecimentos ampliando-os sempre e para perceber o momento em que começam a surgir novos temas geradores.
  7. Ao planejar o desenvolvimento, o profesor deve prever os conhecimentos a serem construídos e/ou ampliá-los de maneira integrada.