quarta-feira, 22 de agosto de 2007

30/07/2007

Fundamentos teóricos da proposta:

TENDÊNCIA ROMÂNTICA:
  • ENSINAR: Está relacionado à concepção do "jardim-de-infância". As propostas românticas desconsideravam os aspectos sociais, influentes tanto na vida dos alunos quanto na dos professores, e o conhecimento da criança é construído naturalmente, apenas com a intervenção do professor. As atividades são, portanto, dirigidas; os conteúdos são trabalhados fragmentados em que pelo método montessoriano a dificuldade é eliminada.
  • APRENDER: A aprendizagem acontece de acordo com o interesse de cada aluno, são trabalhados "centros de interesse", segundo a proposta de Decroly.

TENDÊNCIA COGNITIVA:

  • ENSINAR: A educação infantil é trabalhada através do interacionismo, do construtivismo sequencial e aos fatores influentes no desenvolvimento, estudados por Piaget. O ensinar se faz pela ação da criança, pelo simbolismo, pela organização que adquiri através da atividade; se faz também pelos desafios propostos pelo professor e a interdisciplinariedade. Aqui o professor também é um interventor.
  • APRENDER: No aprendizado a criança desenvolve a autonomia, a criatividade, a confiança, a sociabilidade e ultrapassa seus medos, se torna descobridora.

TENDÊNCIA CRÍTICA:

  • ENSINAR: o ensinar ocorre em um ambiente que possua um bom espaço físico, que seja organizado. A proposta pedagógica baseia-se no trabalho, se caracteriza pelo reconhecimento da criança como um ser social com direitos e deveres. Através do ensinar constroe-se a autonomia, uma auto-imagem positiva, a cooperação, enfim o desenvolvimento crítico, de maneira total.
  • APRENDER: A aquisição de conteúdos é feita de maneira prazerosa, centrada em técnicas como aulas-passeio, desenho e textos livres.. As atividades são contextualizadas à realidade e vivência do aluno (atividades que possuam sentido, não sejam alienadoras), além de serem desafiadoras e prazerosas.

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